sábado, 1 de agosto de 2009

O quadro.

Há qualquer coisa neste quadro que me prende.
Primeiro são as cores, usadas repetidamente. As vincas evidentes e finalmente as cabeças tapadas.
São as cabeças que estão tapadas e não os rostos. Olho e penso, penso e olho. E a imagem torna-se cada vez mais forte dentro de mim.
Todos nós fechamos os olhos ao beijar. Essa é uma sensação conhecida, com explicação cientifica e tudo mais. Mas este quadro não tem nada a ver com isso.
Acho que se cobrem com um lençol, acho que é só um lençol, dobrado, partilhado e enrugado. Talvez o lençol os proteja mais do que os separa. Talvez, talvez, talvez...
Haverá com certeza muitas dissertações acerca deste quadro. Mas pensando bem e não querendo dizer mal de ninguém, acho que o Magritte não devia ter muito jeito para rostos.

11 comentários:

  1. Hahahahah, essa é uma possivel e belíssima justificação! Mas o quadro até é bem giro...agora o beijo assim é que não deve saber lá muito bem:)

    A diaba

    ResponderEliminar
  2. Olá Guizo, já vi que tens este blog há pouco tempo. Desejo que o mantenhas por muito tempo. Eu iniciei-me, nestas andanças vai fazer por estes dias 6 meses.E tenho gostado imenso. Mais, isto chega a ser um vício. Beijinhos, e vou voltar.Quando passares pela Mansarda diz alguma coisa, está bem?

    ResponderEliminar
  3. O primeiro impacto foi negativo,
    gosto de ver o rosto, a expressão do olhar...
    Olhando com mais cuidado, há qualquer coisa que os une, talvez o lençol os aproxime, os proteja...os olhos podem estar mesmo vendados, a proximidade é tanta que se conhecem de olhos fechados!

    ResponderEliminar
  4. As formas muito lineares e as cores sintonizadas atraem-me, o beijo tapado permite-me colocar-me dentro do quadro como sendo a figura feminina e isso "agrada-me"

    (Re)início muito bom. Parabéns!
    Bjs
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  5. Diabinhos,

    saber muito bem não deve, mas com os cuidados que esta gripe nos obriga...

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  6. Mariinha, espero que seja para durar...desta vez.

    Obrigada e um abraço*

    ResponderEliminar
  7. Momentos,

    que revelação...vou postar mais quadros!

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Maria Teresa,

    seja muito bem vinda, excelente essa interpretação!

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  9. Não gostei do quadro=(!
    Mete-me um bocado de medo, ou talvez seja aflição. Não sei. Mas deve haver algum significado que explique a intenção da obra!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Izzie,

    dá a sensação que vamos sufocar...compreendo.

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  11. Os blogs são como as cerejas e acabei por cá vir parar...
    Este quadro é uma metáfora à propria net...
    e um dos meus favoritos de René Magritte

    ResponderEliminar